Pular para o conteúdo principal

SOBRE O HEXAGRAMA E A CABALA

Resultado de imagem para sephiroth e o hexagrama

SOBRE O HEXAGRAMA E A CABALA

Muitos confundem o hexagrama com a Estrela de Davi, ou acham que os dois símbolos são a mesma coisa.

Porém, são dois símbolos totalmente diferentes, tanto na forma de desenhá-los, como em seu significado.

Identificar qual é o hexagrama e qual é a estrela de Davi é fácil...Abaixo, a figura do hexagrama:



Abaixo, a Estrela de Davi:



O hexagrama é formado unindo-se o Triângulo da Água com o Triângulo do Fogo, formando a estrela de seis pontas, também conhecida como Selo de Salomão. Esse símbolo é muito confundido com a Estrela de Davi, o símbolo nacional de Israel.

Este hexagrama de dois triângulos entrelaçados simboliza a alma humana, sendo utilizado por magos cerimoniais para encantamentos, conjurações, sabedoria, purificação e reforço dos poderes psíquicos.Simboliza os processos de involução e evolução. Com efeito; o triângulo que aponta para baixo, apresenta a involução da energia divina que desce, ao passo que o triângulo voltado para cima indica a ascensão dos seres.

É utilizado também como amuleto; representa o casamento perfeito entre masculino e feminino, compreensão entre sexos.

A Estrela de Davi é formada por dois triângulos, sendo um independente do outro (e não entrelaçados como no hexagrama).

A Estrela de Davi representa a igreja de Cristo, além de ser símbolo de Israel. Contém um significado não voltado para o Ocultismo , mas sim para as crenças religiosas do povo de Israel, relacionadas à bíblia.

Outras representações contendo o hexagrama e a estrela de David:



Este último símbolo, encontrado nos prédios maçônicos, seria como uma representação da estrela de David, por ser dois triângulos um sobreposto ao outro?



"O G.'.A.'.D.'.U.'.(Grande Arquiteto do Universo)" , com sua mão formando um a compasso e a espera de um esquadro que o complete..."

Abaixo, o símbolo da maçonaria...



Qual o significado desse "G" que existe no meio do símbolo da maçonaria ?

Vimos que“G.A.D.U” é a abreviação de "Grande Arquiteto do Universo". O “G” inscrito nas figuras maçônicas seria a abreviação de “G.A.D.U” (ou seja, a abreviação da abreviação).

Vejamos como funciona o Hexagrama na Cabala:

Existem muitas formas de se conectar as sephiroth, e de relacioná-las umas às outras.

Como já vimos, "Zeir Anpin - o Mundo superior", das 10 sephiroth existentes, 6 delas em particular (Geburah, Chesed, Tipheret, Netzach, Hod, Yesod) estão firmemente envolvidas e formam a dimensão conhecida com Zeir Anpin , que é o portal que liga o mundo físico ao mundo espiritual.



Agora vamos ligar essas 6 sephiroth, conectando os pontos traçando uma linha...



Mas você pode ter uma dúvida neste momento: está faltando uma coisa... a ponta superior do hexagrama não está ligada a nenhuma sephira? Calma, vou explicar...

Nesse lugar em branco que forma a ponta superior do hexagrama, existe uma sephira oculta chamada Daath, a Sephira invisível.

Concluímos que,Zeir Anpin é representado pelo hexagrama.

Também descobrimos que Zeir Anpin é composto, não apenas por seis, mas sim por sete sephiroth.

A sétima sephira é Daath, a Sephira oculta, que liga o plano espiritual ao plano divino. Dessa forma conseguimos interpretar melhor a profundidade do significado do hexagrama, e sua representação.

Postagens mais visitadas deste blog

A ALMA E AS 10 SEFIROT

Árvore da Vida, mostrando os dez Sefirot.
A Alma e as Dez Sefirot Do livro “Kabbalah and Meditation for the Nations”, do Rabino Yitschak Ginsburgh – Capítulo 3 (2parte) Nós aprendemos na Cabalá que D’us criou o mundo por meio de dez sefirot — que são dez emanações da energia Divina. Estas sefirot permeiam e se manifestam dentro de cada aspecto da criação, inclusive, é claro, a alma humana, que foi criada à imagem de D’us1. Tanto a alma física quanto a alma Divina se manifestam por meio das sefirot, e ambas possuem uma estrutura completa de dez sefirot, as quais, conforma descreve a Cabalá, se dividem em três faculdades intelectuais e sete atributos emocionais/comportamentais2. As três sefirot intelectuais são sabedoria, entendimento e conhecimento, e também são chamadas de “as três primeiras [sefirot]”, ou o mochin (literalmente, “cérebro”). As setesefirot emocionais são bondade, força, beleza, vitória, reconhecimento, fundação e reinado, e também são chamadas de “as sete [sefirot] mai…

CONHECENDO A CABALA(KABBALAH) : O CÓDIGO POR TRÁS DA REALIDADE

O que é Cabala:


Kabalah é uma palavra hebraica que significa "recepção". É conhecimento espiritual judaico, que Moshê recebeu de D’us, os alunos de Moshê receberam dele, e assim sucessivamente no decorrer dos séculos. 

A Kabalah é a interpretação espiritual de toda a Torá, a compreensão do funcionamento interior das coisas, do mundo, de D’us, da alma, da Torá, e a vasta coleção de sabedoria oral e impressa que abrange e registra esse conhecimento. 

Contrário à opinião pública, a Kabalah não é magia: não envolve rituais estranhos ou eventos sobrenaturais. Também não tem nada a ver com psicologia pop. E certamente não lhe dará poderes psíquicos. 

Hoje existem a Kabalá e a Cabalá - (uso a letra "C" para destacar a diferença do Modismo frente uma Fisolofia Supra Racional transmitida de Mestre para Aluno por milhares de gerações!). 

Kabalá é um corpo de conhecimento extremamente extenso, quem conhece se cala, não divulga e busca constantemente o aprimoramento espiritual. Ela…

CABALA MÍSTICA : A ÁRVORE DA VIDA(SEPHIROT)

Cabala Mística
Com a devida autorização, passo a transcrever algumas notas extraídas de um antigo diário encontrado na biblioteca do Colégio do Espírito Santo, escrito por um Rosa+Cruz identificado como "Irmão Poimandres".

Faço-o a pedido e sem alterar qualquer passagem. Escreveu o Irmão Poimandres:
"SOBRE A ÁRVORE DA VIDA
Véus de Existência Negativa (acima da Árvore da Vida): Ain (Não) - O vazio absoluto. Ain Soph (Ilimitado) - O eterno, no mais puro sentido: se nada há, não existem limites. Ain Soph Aur (Luz Ilimitada) - O eterno movimento: quando não há limites, as coisas acontecem simplesmente porque não há motivos para não acontecerem.

Árvore da Vida:
AS DEZ ESFERAS (Sephiroth; singular: Sephirah):
Kether - coroa Chokmah - sabedoria Binah - entendimento Chesed - misericórdia Gebura - força - vontade em ação Tipheret - beleza Netzach - vitória - imaginação criadora - emoções elevadas Hod - Esplendor - mente universal Yesod - fundamento Malkuth - reino
A árvore da vida apresenta Deus so…