SOBRE O HEXAGRAMA E A CABALA

Resultado de imagem para sephiroth e o hexagrama

SOBRE O HEXAGRAMA E A CABALA

Muitos confundem o hexagrama com a Estrela de Davi, ou acham que os dois símbolos são a mesma coisa.

Porém, são dois símbolos totalmente diferentes, tanto na forma de desenhá-los, como em seu significado.

Identificar qual é o hexagrama e qual é a estrela de Davi é fácil...Abaixo, a figura do hexagrama:



Abaixo, a Estrela de Davi:



O hexagrama é formado unindo-se o Triângulo da Água com o Triângulo do Fogo, formando a estrela de seis pontas, também conhecida como Selo de Salomão. Esse símbolo é muito confundido com a Estrela de Davi, o símbolo nacional de Israel.

Este hexagrama de dois triângulos entrelaçados simboliza a alma humana, sendo utilizado por magos cerimoniais para encantamentos, conjurações, sabedoria, purificação e reforço dos poderes psíquicos.Simboliza os processos de involução e evolução. Com efeito; o triângulo que aponta para baixo, apresenta a involução da energia divina que desce, ao passo que o triângulo voltado para cima indica a ascensão dos seres.

É utilizado também como amuleto; representa o casamento perfeito entre masculino e feminino, compreensão entre sexos.

A Estrela de Davi é formada por dois triângulos, sendo um independente do outro (e não entrelaçados como no hexagrama).

A Estrela de Davi representa a igreja de Cristo, além de ser símbolo de Israel. Contém um significado não voltado para o Ocultismo , mas sim para as crenças religiosas do povo de Israel, relacionadas à bíblia.

Outras representações contendo o hexagrama e a estrela de David:



Este último símbolo, encontrado nos prédios maçônicos, seria como uma representação da estrela de David, por ser dois triângulos um sobreposto ao outro?



"O G.'.A.'.D.'.U.'.(Grande Arquiteto do Universo)" , com sua mão formando um a compasso e a espera de um esquadro que o complete..."

Abaixo, o símbolo da maçonaria...



Qual o significado desse "G" que existe no meio do símbolo da maçonaria ?

Vimos que“G.A.D.U” é a abreviação de "Grande Arquiteto do Universo". O “G” inscrito nas figuras maçônicas seria a abreviação de “G.A.D.U” (ou seja, a abreviação da abreviação).

Vejamos como funciona o Hexagrama na Cabala:

Existem muitas formas de se conectar as sephiroth, e de relacioná-las umas às outras.

Como já vimos, "Zeir Anpin - o Mundo superior", das 10 sephiroth existentes, 6 delas em particular (Geburah, Chesed, Tipheret, Netzach, Hod, Yesod) estão firmemente envolvidas e formam a dimensão conhecida com Zeir Anpin , que é o portal que liga o mundo físico ao mundo espiritual.



Agora vamos ligar essas 6 sephiroth, conectando os pontos traçando uma linha...



Mas você pode ter uma dúvida neste momento: está faltando uma coisa... a ponta superior do hexagrama não está ligada a nenhuma sephira? Calma, vou explicar...

Nesse lugar em branco que forma a ponta superior do hexagrama, existe uma sephira oculta chamada Daath, a Sephira invisível.

Concluímos que,Zeir Anpin é representado pelo hexagrama.

Também descobrimos que Zeir Anpin é composto, não apenas por seis, mas sim por sete sephiroth.

A sétima sephira é Daath, a Sephira oculta, que liga o plano espiritual ao plano divino. Dessa forma conseguimos interpretar melhor a profundidade do significado do hexagrama, e sua representação.

Comentários