Pular para o conteúdo principal

EXOTERISMO OU ESOTERISMO,QUAIS AS DIFERENÇAS ?

Resultado de imagem para esoterismo

EXOTERISMO ou ESOTERISMO?


Inicio esta postagem dizendo que este é um blog exotérico com conhecimentos esotéricos... Entendeu? Não? Vou explicar: EXOTÉRICO, porque é aberto a todos, ao público; ESOTÉRICO, porque possui conhecimentos velados (fechados). Portanto, apesar de exoterismo e esoterismo serem palavras com igual pronúncia, possuem significados bem divergentes! Tudo aquilo que é disseminado publicamente é um conhecimento exotérico e tudo aquilo que é ensinado sem acesso público é um conhecimento místico, oculto ou esotérico.
Resultado de imagem para esoterismo

A palavra exoterismo deriva do grego eksoteriki (que significa de foraexterior) e foi utilizado pela primeira vez por Aristóteles, em seus diálogos: "Ética a Eudemo". A função do "esoterismo" foi a de preservar conhecimentos e afastar curiosos. Acreditava-se que acessar determinados conhecimentos de qualquer maneira, tornava a pessoa detentora de um poder que ela não poderia controlar... Por isso, eram impostos "testes" para a pessoa entrar em uma Sociedade Secreta.
As Sociedades, Irmandades ou Fraternidades, se proliferaram no decorrer dos séculos devido ao Controle que determinados governos impunham para impedir o acesso da população aos livros e aos conhecimentos diversos. Os dirigentes acreditavam que uma população ignorante era melhor dominada! Então, muitos grupos começaram a se reunir e a distribuir o conhecimento de forma velada e oculta. Assim, se proliferaram as diversas Ordens: Templários, Maçonaria, Rosa Cruz, entre outras... E no Brasil, além das Ordens conhecidas, o Candomblé também atua como uma Comunidade Esotérica.
Muitas Igrejas começaram atuando "esotericamente" para depois tornarem-se exotéricas. Como exemplo temos o Judaísmo, o Protestantismo, o Espiritismo, etc. Começar a disseminar um conhecimento sem a aceitação pública é uma tarefa vagarosa e esotérica!
Sugestão de sites para pesquisa e leitura:

Fonte:https://asomadoholismo.blogspot.com.br/2012/09/exoterismo-e-esoterismo.html

Postagens mais visitadas deste blog

A ALMA E AS 10 SEFIROT

Árvore da Vida, mostrando os dez Sefirot.
A Alma e as Dez Sefirot Do livro “Kabbalah and Meditation for the Nations”, do Rabino Yitschak Ginsburgh – Capítulo 3 (2parte) Nós aprendemos na Cabalá que D’us criou o mundo por meio de dez sefirot — que são dez emanações da energia Divina. Estas sefirot permeiam e se manifestam dentro de cada aspecto da criação, inclusive, é claro, a alma humana, que foi criada à imagem de D’us1. Tanto a alma física quanto a alma Divina se manifestam por meio das sefirot, e ambas possuem uma estrutura completa de dez sefirot, as quais, conforma descreve a Cabalá, se dividem em três faculdades intelectuais e sete atributos emocionais/comportamentais2. As três sefirot intelectuais são sabedoria, entendimento e conhecimento, e também são chamadas de “as três primeiras [sefirot]”, ou o mochin (literalmente, “cérebro”). As setesefirot emocionais são bondade, força, beleza, vitória, reconhecimento, fundação e reinado, e também são chamadas de “as sete [sefirot] mai…

QUAL A SIMBOLOGIA DOS DIFERENTES TIPOS DE ESTRELAS ?

Significado da estrela de DaviQual a simbologia dos diferentes tipos de estrela?Na história das civilizações, a estrela já teve vários significados, do divino ao mais mundano. O segredo da interpretação está no total de pontas da figura
1) Pentagrama invertido Diferentemente do pentagrama, o pentagrama invertido tem uma interpretação mais sinistra, como um dos símbolos do ocultismo moderno. Com base no desenho do ocultista francês Stanislas de Guaita, o pentagrama com duas pernas para cima, inscrito em um círculo e com a cabeça de uma cabra dentro é o logotipo da Igreja de Satã. O ocultista Aleister Crowley também fez uso do pentagrama invertido, simbolizando a descida do espírito na matéria.
2) Pentagrama A estrela de cinco pontas pode ser encontrada em fragmentos de cerâmica de mais de 4 mil anos. Contudo, o símbolo foi popularizado por Pitágoras, que afirmava que o 5 era o número do homem, pois tanto a alma quanto o corpo poderiam ser divididos em cinco partes. Um dos primeiros usos do…

CONHECENDO A CABALA(KABBALAH) : O CÓDIGO POR TRÁS DA REALIDADE

O que é Cabala:


Kabalah é uma palavra hebraica que significa "recepção". É conhecimento espiritual judaico, que Moshê recebeu de D’us, os alunos de Moshê receberam dele, e assim sucessivamente no decorrer dos séculos. 

A Kabalah é a interpretação espiritual de toda a Torá, a compreensão do funcionamento interior das coisas, do mundo, de D’us, da alma, da Torá, e a vasta coleção de sabedoria oral e impressa que abrange e registra esse conhecimento. 

Contrário à opinião pública, a Kabalah não é magia: não envolve rituais estranhos ou eventos sobrenaturais. Também não tem nada a ver com psicologia pop. E certamente não lhe dará poderes psíquicos. 

Hoje existem a Kabalá e a Cabalá - (uso a letra "C" para destacar a diferença do Modismo frente uma Fisolofia Supra Racional transmitida de Mestre para Aluno por milhares de gerações!). 

Kabalá é um corpo de conhecimento extremamente extenso, quem conhece se cala, não divulga e busca constantemente o aprimoramento espiritual. Ela…