Pular para o conteúdo principal

SHALOM E SEU SIGNIFICADO NA CABALA


O mantra Ose Shalon é a paz através da qual a Inteligência superior trabalha em apoio à inteligência humana, assim como aquele Poder que trabalha como um escudo de tempo equilibrando os quadrantes e divisões de cada rede planetária. 
SHALOM É uma saudação em hebraico,
Shalom - cada uma de suas letras expressa um sentimento

 
S H A L O M 
 
SAÚDE 
 
HUMILDADE 
 
AMOR 
 
LIBERDADE 
 
OBEDIÊNCIA 
 
MISERICÓRDIA

CABALA
Sabedoria milenar que nos revela um sistema para vivermos de maneira mais plena e com muito menos insatisfações; expressa os grandes mistérios do Universo; responde a perguntas profundas como: quem somos nós, porque nascemos e morremos e qual o propósito de nossa existência. 
Em Cabala não é preciso acreditar, mas apenas experimentar. 
Desejo - É a nossa essência, o que nos move e nos mantêm vivos. 
Há muitos tipos de desejo e todos objetivam a busca da plenitude. 
Cabala Esta sabedoria se encontra em 3 livros sagrados, que contêm todos os segredos e mistérios do Universo e que compreendidos nos direcionam à uma vida mais significativa:
-Tora: Antigo Testamento ou 5 Livros de Moisés. É um texto codificado.
-Zohar: Texto que antecipou as descobertas cientifica.
-Sefer Ietsisrá: Pergaminhos de fórmulas sobre o funcionamento do Universo. 
O mais antigo livro de astrologia da humanidade.
Está Sabedoria envolve tudo e exigem de nós uma nova postura e ética de vida.
Para acessá-la podemos utilizar ferramentas do tipo fendas no tempo,rituais, meditações,conexões diárias.
É preciso olhar cada dia como uma nova oportunidade para uma nova vida.
Ao princípio mágico e filosófico da Cabala está relacionado o aspecto divino das letras do alfabeto hebreu.



A língua sagrada que os iniciados passam de geração a geração tem um segredo. 

Desvendá-lo é conhecer também os segredos do universo,pois cada letra é uma mensagem divina,uma informação mística,uma condensação de energia,um fragmento do cosmo. 
Cabala (também Kabbalah, Qabbala, cabbala, cabbalah, kabala, kabalah, kabbala) investiga a natureza divina. Kabbalah (קבלה QBLH)
é uma palavra de origem hebraica que significa ''receber".

CABALA - ENTENDIMENTO 
A palavra AMOR (Ahavá) em hebraico possui, na soma dos valores numéricos de suas letras,o resultado 13. 
A palavra UNIDADE (Échad) também soma 13.
O nome de Deus (Iahvéh) soma 26. 
Vemos, assim, que Deus é a soma do AMOR + UNIDADE. 
"Toda pessoa vem ao mundo com uma meta específica
que deve alcançar em sua vida. 
Se o homem não terminar sua missão, voltará em outra encarnação. 
Como não sabemos exatamente qual a meta de cada um,
nos guiamos pelo objetivo comum a todos que é fazer o bem através da Torá (o velho testamento, mais especificamente o pentateuco) e Mitsvôt (Plural de Mitsvá:Boas ações, fazer o bem) Esta é a missão que cabe a todos buscadores da Luz,e devemos nos esforçar ao máximo para cumpri-la da melhor forma.


LIVRE ARBÍTRIO NA CABALA 
Em hebraico, a palavra Daat significa
tanto"conhecimento"
como "penetração",
sendo "penetração" a tradução correta
para a árvore localizada no centro do Gan Eden.
Ao experimentar o fruto da Árvore da Penetração do Bem e do Mal, Adam (Adão) e Chavá (Eva) foram "penetrados" pela dualidade, pela percepção do universo partido e, a partir desse momento, a energia da contra inteligência, identificada como Satan, entrou no mundo. Satan, para a Cabala, não é uma entidade, mas uma inteligência (ou melhor, uma contra-inteligência) presente em cada um de nós e que alimenta a nossa reatividade (a nossa má inclinação) e, deste modo, nos distancia mais e mais da Unidade - a Luz Espiritual por trás de todas as coisas. Interessante notar que a Árvore da Vida nada mais é do que a metáfora para o momento em que o ser humano adquiriu o livre arbítrio, o direito de escolher seu destino, saindo do seu "cercadinho", que era o Paraíso, onde ficava "debaixo das asas" de Deus, para ter de se virar por conta própria. Tal metáfora pode ser comparada com a evolução dos espíritos, que começa a ser explicada pelo espiritismo, onde as almas evoluem a partir dos minerais, passam para o reino vegetal e depois para o animal. As almas dos animais irracionais formam um conglomerado, uma espécie de bolsão de informações com as características de cada animal, que ficam sob responsabilidade de espíritos que chamamos de elementais. O espírito em formação vai adquirindo, progressivamente, experiência no domínio dos corpos e na formação de uma personalidade, e vai renascendo em animais cada vez mais complexos, por muito e muito tempo, até chegar aos animais domésticos mais próximos ao homem, como gatos e cachorros, para que se refine a personalidade e adquira aquele "traço humano" que vemos em alguns desses animais. Somente após atingir o estágio em que pode se encarnar como humano, a alma se torna responsável pelos seus atos, pois adquire o livre arbítrio, a consciência do ''EU SOU '' e do que o cerca, justamente a característica que nos torna humanos.

Fonte:http://centroflordejasmim.blogspot.com.br/2011_06_01_archive.html

Postagens mais visitadas deste blog

A ALMA E AS 10 SEFIROT

Árvore da Vida, mostrando os dez Sefirot.
A Alma e as Dez Sefirot Do livro “Kabbalah and Meditation for the Nations”, do Rabino Yitschak Ginsburgh – Capítulo 3 (2parte) Nós aprendemos na Cabalá que D’us criou o mundo por meio de dez sefirot — que são dez emanações da energia Divina. Estas sefirot permeiam e se manifestam dentro de cada aspecto da criação, inclusive, é claro, a alma humana, que foi criada à imagem de D’us1. Tanto a alma física quanto a alma Divina se manifestam por meio das sefirot, e ambas possuem uma estrutura completa de dez sefirot, as quais, conforma descreve a Cabalá, se dividem em três faculdades intelectuais e sete atributos emocionais/comportamentais2. As três sefirot intelectuais são sabedoria, entendimento e conhecimento, e também são chamadas de “as três primeiras [sefirot]”, ou o mochin (literalmente, “cérebro”). As setesefirot emocionais são bondade, força, beleza, vitória, reconhecimento, fundação e reinado, e também são chamadas de “as sete [sefirot] mai…

CONHECENDO A CABALA(KABBALAH) : O CÓDIGO POR TRÁS DA REALIDADE

O que é Cabala:


Kabalah é uma palavra hebraica que significa "recepção". É conhecimento espiritual judaico, que Moshê recebeu de D’us, os alunos de Moshê receberam dele, e assim sucessivamente no decorrer dos séculos. 

A Kabalah é a interpretação espiritual de toda a Torá, a compreensão do funcionamento interior das coisas, do mundo, de D’us, da alma, da Torá, e a vasta coleção de sabedoria oral e impressa que abrange e registra esse conhecimento. 

Contrário à opinião pública, a Kabalah não é magia: não envolve rituais estranhos ou eventos sobrenaturais. Também não tem nada a ver com psicologia pop. E certamente não lhe dará poderes psíquicos. 

Hoje existem a Kabalá e a Cabalá - (uso a letra "C" para destacar a diferença do Modismo frente uma Fisolofia Supra Racional transmitida de Mestre para Aluno por milhares de gerações!). 

Kabalá é um corpo de conhecimento extremamente extenso, quem conhece se cala, não divulga e busca constantemente o aprimoramento espiritual. Ela…

CABALA MÍSTICA : A ÁRVORE DA VIDA(SEPHIROT)

Cabala Mística
Com a devida autorização, passo a transcrever algumas notas extraídas de um antigo diário encontrado na biblioteca do Colégio do Espírito Santo, escrito por um Rosa+Cruz identificado como "Irmão Poimandres".

Faço-o a pedido e sem alterar qualquer passagem. Escreveu o Irmão Poimandres:
"SOBRE A ÁRVORE DA VIDA
Véus de Existência Negativa (acima da Árvore da Vida): Ain (Não) - O vazio absoluto. Ain Soph (Ilimitado) - O eterno, no mais puro sentido: se nada há, não existem limites. Ain Soph Aur (Luz Ilimitada) - O eterno movimento: quando não há limites, as coisas acontecem simplesmente porque não há motivos para não acontecerem.

Árvore da Vida:
AS DEZ ESFERAS (Sephiroth; singular: Sephirah):
Kether - coroa Chokmah - sabedoria Binah - entendimento Chesed - misericórdia Gebura - força - vontade em ação Tipheret - beleza Netzach - vitória - imaginação criadora - emoções elevadas Hod - Esplendor - mente universal Yesod - fundamento Malkuth - reino
A árvore da vida apresenta Deus so…